sábado, setembro 10

Dicas para uma boa redação

Era uma vez...

Se você é daquelas que tremem de medo só de pensar em escrever uma redação, reunimos algumas dicas importantes para você arrasar na próxima prova.

Quem nunca imaginou uma história superbacana na cabeça e, quando pegou lápis e papel, mal conseguiu escrever uma palavra? Pois é, escrever nem sempre é uma tarefa fácil e, no começo, pode dar bastante trabalho. “Mas essa é uma atividade como girar bambolê ou nadar: quanto mais praticamos, melhores vamos ficando”, garante a professora Camile Tesche
A PRIMEIRA dica da professora para elaborar uma boa redação é escrever todos os dias um pouquinho, mesmo que o professor não tenha pedido. “Pode ser um blog, uma carta para uma amiga, um bilhete para a mãe, uma peça de teatro para ser apresentada para a família”, sugere Camile.

E lembre-se: o texto não precisa ser perfeito! O importante é você gostar dele. Outra dica é ler sempre e muito, e sem preconceitos. “Há muitos livros, revistas, histórias em quadrinhos e jornais por aí e todos eles podem trazer novas ideias e palavras”, sugere Camile. Porque, conhecimento nunca é demais e sempre pode ser aproveitado!

Vale também pensar que uma redação é como o corpo humano: tem cabeça, tronco e pernas, todos interligados. “Assim também deve ser uma redação. É preciso haver uma introdução, que deverá ser desenvolvida com uma sequência de fatos, personagens, tempo, espaço e, acima de tudo, um conceito. Sem ele, qualquer história ficará sem tempero, tornando-se um simples relato sem emoções”, destaca Maria Cleire Cordeiro.

Outro ponto importante da redação é a conclusão. Afinal, não dá para deixar uma história sem  fim, né? A dica da Maria Cleire é terminar a narrativa de uma forma surpreendente, trágica, cômica, inusitada. Isso porque temos de conquistar o leitor pela emoção, pelo inesperado.

Primeiro passo: rascunhe!

Mas antes de sair por aí colocando essas dicas em prática, o primeiro passo é fazer um rascunho. “Ele vai ajudá-la a organizar melhor o raciocínio e a perceber quais ideias devem ser exploradas e quais devem ser deixadas de lado. Assim, mesmo que planejar o texto pareça chato ou demorado, essa é uma etapa que contribui muito para escrever bem”, garante a professora Camile, complementando que listar as ideias, fazer esquemas ou mesmo desenhos pode ser bastante útil.

Antes de começar o rascunho, leia com bastante cuidado a proposta da redação e planeje como ela será desenvolvida. Isso tudo, claro, dentro do que foi proposto pela professora. Se ela pediu, por exemplo, uma narrativa de mistério, pense sobre as características desse tipo de texto e sobre os elementos que devem ser apresentados:

Quem são os personagens? O que vai acontecer com eles? Qual será a situação misteriosa? Onde e quando os fatos acontecem? Quem vai contá-los?

Fique ligada na nova ortografia

Nem só de ótimas ideias e histórias é feita uma boa redação. É preciso, antes de tudo, escrever as palavras corretamente. E, como nossa Língua Portuguesa sofreu algumas alterações em 2009, separamos aqui algumas dicas para você ficar por dentro de todas as mudanças:

* Não se usa mais o trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui. Ex.: linguiça, tranquilo, cinquenta.

* Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). Ex.: boia, joia, estreia, colmeia.

* Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s). Ex.: enjoo, leem, zoo.

* Não se usa mais o acento diferencial nas palavras: pára/ para, pêlo(s)/pelo(s), pólo(s)/ polo(s) e pêra/pera

7 recadinhos:

Unknown disse...

Amei é da revista atrevidinha né?

Bjs!

Jornal da Lulu Teen - By Luíza disse...

super legais as dicas!!!!
bjnsss ♥ ♥ ♥
Luíza
http://jornaldaluluteen.blogspot.com

Unknown disse...

Habilidade com as palavras eu tenho, só me falta a inspiração!

Tá rolando um sorteio lá no bloguinho.. participa, quem sabe você não ganha?

http://tvfabulous.blogspot.com/2011/08/miss-couture-sorteio.html

Beijinhos

Gabriella Rendeiro disse...

Eu nunca tive problemas com redações. Sempre gostei de escrever tudo certinho e organizadinho. Mas a imaginação é um problema pra mim. Toda vez que vou fazer um texto me pego pensando em uma série de clichês. Bom, fofa, eu estou seguindo aqui. Beijos!
meucantinho-blog.blogspot.com

Gabriella Rendeiro disse...

Eu nunca tive problemas com redações. Sempre gostei de escrever tudo certinho e organizadinho. Mas a imaginação é um problema pra mim. Toda vez que vou fazer um texto me pego pensando em uma série de clichês. Bom, fofa, eu estou seguindo aqui. Beijos!
meucantinho-blog.blogspot.com

Manella Castelan disse...

Olá, aceita parceria com meu novo blog?
sweetrepublica.blogspot.com

Nat disse...

Ameii seu blog! Da uma passadinha no meu: http://www.sonovidadesagora.blogspot.com/


Retribui?

Sobre o blog

Minha foto
Nesse blog tem muitas postagens que vocês vão amar!! Além disso tem: Horóscopo; Moda; Beleza; Testes; Pets; Dicas; Ídolos; e muito mais... Espero que gostem!!!

Seguidores

Obs.:

Nem todas as postagens estão selecionadas no sumário. Se quiser visualizá-las:

* Veja no arquivo - blog archive- as datas e anos (selecione o que você quer e veja os antigos)
* Clique em postagens mais antigas e veja as anteriores, as que não aparecem na primeira página.

Esse blog foi feito pra você, curta muiiito!! ♥

Equipe REVISTA TEEN

Arquivo do blog

Marcadores!

Alimentação (15) arte (19) Beleza (151) Brinquedo (1) Cabelo (57) Culinária (54) Curiosidades (53) Dinheiro (7) Diversão (117) Ecologia (18) Escola (24) esô (7) ESPECIAIS (24) Esporte (11) Etiqueta (6) Famosos (177) Filme (30) Horóscopo (3) Maquiagem (67) Meu pet (28) Moda (84) Música (9) novidades (25) Novidades do blog REVISTA TEEN (22) O Boticário (6) Perfume (9) Teste (7) Unhas (39) Vídeo (69)

Gmail

Gmail
Agora o blog tem gmail ! revista.teen3@gmail.com Mande dicas, informações, sugestões, dúvidas, críticas e o que você quiser !!!!

Deixe seu recado

Selo

Selo
Ganhei do blog suuuper fofo Milk Shake da Pipoquinha!! Amo ler ele também!!

Terceiro lugar no concurso MSP

Terceiro lugar no concurso MSP
Muito muito muito obrigada a todos que votaram no blog!!

Parceiro:Fini

Parceiro:Foroni

Parceiro:Top Beauty

Postagens populares

Visitas

Cópia é crime! Criatividade faz bem a saúde... pense nisso. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...