sábado, fevereiro 5

Saiba como se proteger do sol e ele vir para o seu lado e agir a seu favor


Sol: saiba como não torná-lo o vilão da sua pele. Aprenda a fazer dele o seu melhor amigo
Se certos cuidados são tomados, ele traz muitos benefícios à saúde

Quando chega o verão, os noticiários, as revistas e os jornais parecem que só gostam de falar de todos os malefícios que tomar sol traz para a nossa vida, não é mesmo? E com as férias chegando, parece que vivemos na maior incoerência, afinal o sol está brilhando lá fora, nos chamando pra curtir, mas o saudável mesmo é ficar na sombra. Calma, também não é nada tão drástico assim. O sol faz bem, você só precisa tomar os cuidados corretos. Nesse artigo pretendo listar algumas dicas para aproveitar o melhor do sol e do verão sem prejudicar a saúde de sua pele.

Os benefícios da luz do sol

Ela promove a síntese da vitamina D, que é extremamente necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo. Há também evidências de uma ligação entre exposição solar, a produção aumentada de hormônios e melhora da disposição e do humor, fato que tem um papel importante na manutenção da saúde mental e dos ritmos circadianos.

Viu só como o sol não tão vilão assim? Mesmo porque a privação prolongada de luz do sol, tal como ocorre em países do extremo norte durante o inverno, pode levar a distúrbios de ordem afetiva sazonal, caracterizado pela conhecida depressão nos invernos.

Os raios do sol promovem a síntese da vitamina D, que é extremamente necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo

Os problemas de abusar do sol

O que pouca gente sabe é que a cor dourada que vem do bronzeado é uma reação de defesa da pele em relação ao sol. Em decorrência da exposição excessiva à radiação UV (ultravioleta) emitida pelo sol ou camas de bronzeamento, células especializadas da pele (melanócitos) aumentam a produção de melanina (pigmento que dá a cor da pele) com o objetivo de proteger as células dos efeitos prejudiciais da radiação UV.

Além disso, o sol tem efeito cumulativo na pele, o que significa que abusar do bronze na juventude fará com que, dentro de alguns anos e de forma precoce, você sofra com rugas, manchas, perda de elasticidade e fotoenvelhecimento.

Câncer de pele

Como se não bastassem esse problemas, existe o risco grande de desenvolver câncer de pele. Isso acontece porque a radiação solar provoca menor resposta imunológica da pele que, por sua vez, fica mais vulnerável ao aparecimento do câncer. Enquanto na década de 30 as estatísticas apontavam um caso de câncer de pele para cada 1.500 pessoas, no ano 2000, a taxa subiu de um para cada 90 pessoas. Entre os vários tipos de tumores de pele, os carcinomas representam entre 70% e 80% das ocorrências, enquanto o câncer de pele mais terrível, o melanoma, de 5% a 7%.

Atualmente a maioria dos tipos de câncer pode ser tratada e curada, quando diagnosticada cedo. Portanto, o melhor a fazer é procurar seu dermatologista logo que perceber qualquer alteração na sua pele como manchas com mais de uma cor, pintas novas e com as bordas irregulares além de machucados que não cicatrizam e permanecem incomodando.

O melhor é prevenir

Uma vez que se esconder do sol não é garantia de vida saudável (nem de felicidade!), o melhor é saber como se expor à luz solar. Então, anote as dicas:

- Evite pegar sol entre 10 da manhã e 4 da tarde, quando raios de sol são os mais fortes. Nesse período, a sombra é o melhor lugar do mundo!

- Use um protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 15 (se você tem pele negra) e de 30 para cima (se tem a pele mais branquinha) sempre que estiver ao ar livre, até mesmo para esperar um ônibus na rua. Esse cuidado pode reduzir a incidência da maioria dos tipos comuns de câncer de pele e diminuir o envelhecimento precoce. Escolha um protetor solar com ingredientes que bloqueiem tanto os raios ultravioleta B quanto os ultravioleta A. Outro cuidado importantíssimo é passar o protetor vinte minutos antes de se expor ao sol e reaplicar sempre que se molhar ou suar. Se você tem crianças, o cuidado deve ser redobrado.

- Passe longe de câmaras de bronzeamento artificial. Isso porque as lâmpadas destas são mais intensas que a luz do sol natural. Pode haver queimadura, envelhecimento prematuro da pele e, com certeza, haverá no futuro um maior risco de desenvolver câncer de pele. Se você acha bonita a cor do bronzeado, use produtos autobronzeadores. Escolha uma marca conhecida e siga as instruções da embalagem.

- Sempre que estiver na praia ou piscina, use chapéu e óculos de sol.

Se o uso do protetor solar incomoda você, dê uma passadinha em seu dermatologista. Ele pode lhe indicar um produto mais personalizado, que não lhe causar tanto incômodo. O que não pode é se esconder em casa ou sair desprotegido.

0 recadinhos:

Sobre o blog

Minha foto
Nesse blog tem muitas postagens que vocês vão amar!! Além disso tem: Horóscopo; Moda; Beleza; Testes; Pets; Dicas; Ídolos; e muito mais... Espero que gostem!!!

Seguidores

Obs.:

Nem todas as postagens estão selecionadas no sumário. Se quiser visualizá-las:

* Veja no arquivo - blog archive- as datas e anos (selecione o que você quer e veja os antigos)
* Clique em postagens mais antigas e veja as anteriores, as que não aparecem na primeira página.

Esse blog foi feito pra você, curta muiiito!! ♥

Equipe REVISTA TEEN

Arquivo do blog

Marcadores!

Alimentação (15) arte (19) Beleza (151) Brinquedo (1) Cabelo (57) Culinária (54) Curiosidades (53) Dinheiro (7) Diversão (117) Ecologia (18) Escola (24) esô (7) ESPECIAIS (24) Esporte (11) Etiqueta (6) Famosos (177) Filme (30) Horóscopo (3) Maquiagem (67) Meu pet (28) Moda (84) Música (9) novidades (25) Novidades do blog REVISTA TEEN (22) O Boticário (6) Perfume (9) Teste (7) Unhas (39) Vídeo (69)

Gmail

Gmail
Agora o blog tem gmail ! revista.teen3@gmail.com Mande dicas, informações, sugestões, dúvidas, críticas e o que você quiser !!!!

Deixe seu recado

Selo

Selo
Ganhei do blog suuuper fofo Milk Shake da Pipoquinha!! Amo ler ele também!!

Terceiro lugar no concurso MSP

Terceiro lugar no concurso MSP
Muito muito muito obrigada a todos que votaram no blog!!

Parceiro:Fini

Parceiro:Foroni

Parceiro:Top Beauty

Postagens populares

Visitas

Cópia é crime! Criatividade faz bem a saúde... pense nisso. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...