sexta-feira, maio 20

Trabalho de escola + Ctrl C + Ctrl V = mal aprendizagem

Ctrl C + Ctrl V

Dar dois cliques no mouse parece ser uma maneira muito eficiente para resolver, sem estresse, um trabalho complicado. Mas copiar material de internet, além de não ajudar nadinha no seu aprendizado, pode colocá-la numa grande confusão

Na véspera da entrega de um trabalho, encontrar um texto prontinho sobre o tema que estamos pesquisando, na internet, parece ser mesmo um lance de sorte. E, nessa hora, é quase impossível resistir à tentação de copiar o que está escrito, mudar uma ou outra palavrinha e entregar ao professor como se fosse nosso. Com a facilidade de encontrar tudo quanto é coisa na web, em poucos minutos, tá cheio de gente que resolve suas tarefas assim. E quer saber? Muitas garotas chegam até a enganar o professor. Espertinhas? Não mesmo! Na verdade, quem vive copiando material da internet acaba se dando mal, é só uma questão de tempo. "É preciso lembrar que o professor normalmente pede o trabalho sobre um tema que será discutido depois em classe ou, então, cobrado na prova. Daí, se a aluna não tiver realmente estudado e aprendido aquele conteúdo, não terá como garantir suas notas nas outras atividades", alerta Adilson Garcia, diretor pedagógico do colégio Vértice.

Parece pouco? Então, considere que vários conteúdos que aprendemos na escola hoje, na teoria, serão colocados em prática fora dela, mesmo que isso aconteça muitos anos mais tarde, na hora de procurar um emprego, por exemplo. E, nessas situações, sempre vai sair ganhando aquela garota que realmente aprendeu com os trabalhos que fez. "Só tem sentido fazer um trabalho escolar se a aluna estiver disposta a buscar as informações pedidas e se puder refletir sobre elas, tentando entendê-las. É assim que ela vai construir conhecimento de verdade. Quando ela simplesmente copia e cola, não constrói nada, não tira vantagem nenhuma, apenas perde seu tempo", garante Adilson.

Quem vive copiando material da internet acaba se dando mal, é só uma questão de tempo.

Assim pode!

Agora, também não dá para negar que a internet é um espaço ótimo para buscar, de forma prática e rápida, informações legais e que podem muito bem entrar nos seus trabalhos. Mas há um passo a passo básico que você pode seguir, se quiser fazer do jeito certo. "Primeiro, selecione, entre a imensa quantidade de material que os sites trazem, o que realmente interessa e que tem a ver com o seu trabalho. Depois, faça uma leitura e tente entender mais sobre o assunto. O terceiro passo é escrever com as suas palavras um resumo, com tudo o que achou importante nos textos que leu", ensina José Alberto Serra Filho, assessor pedagógico do Sistema de Ensino Pueri Domus. Outro toque importante é ficar bem atenta para perceber se o conteúdo do site é confiável ou não. "Em geral, sites de entidades do governo, de universidades, escolas e portais de educação são boas escolhas para se começar uma pesquisa", diz Esther Carvalho, diretora geral do Colégio Rio Branco.

Também vale pedir ao professor que indique alguns links em que você possa encontrar mais dados sobre aquele assunto que está sendo estudado. E, por fim, um truque imbatível: compare o que o site diz com outras fontes de consulta. "Numa única visita à biblioteca, por exemplo, é possível encontrar muitos materiais diferentes e que servem para enriquecer o seu trabalho com informações legais: você pode usar livros, revistas, jornais e até vídeos", comenta Esther. Daí, ao terminar o trabalho, lembre-se de colocar, lá no final, a lista do material que consultou, incluindo os sites. "No caso da internet, vale anotar o nome do site de onde retirou o texto que leu, o link e a data em que acessou aquelas páginas. Tudo isso precisa aparecer na pesquisa", orienta Adilson. Com um trabalho nota 10 em mãos, você ainda poderá usar a internet para compartilhá-lo com outros estudantes, de outros colégios e até de outras cidades, que estejam vendo o mesmo tema nas aulas. "Em vez de apenas retirar conteúdos da internet, converse com seu professor sobre a possibilidade de produzirem textos, vídeos ou outros materiais com tudo o que aprenderam, usando a internet para disseminar esse conhecimento", sugere Alexandre Tadeu Francisco Barreto, professor do Colégio Metodista de Ribeirão Preto.

Papo sério

Copiar trabalhos da internet, além de tudo, é crime, sabia?

Chamado de plágio, o Ctrl C + Ctrl V, se for descoberto pelo autor do texto original, pode render processo, com pagamento de multa e até prisão do chupim. O especialista no assunto Manoel Pereira dos Santos, professor da Fundação Getúlio Vargas, é quem explica a diferença entre usar um texto como fonte e plagiálo: "A aluna pode explicar ou desenvolver o que a outra pessoa escreveu, utilizando suas próprias palavras e dando crédito ao autor. Isso é legal. Porém, se a garota praticamente copia o texto de outra pessoa, apenas mudando palavras e invertendo frases, e se esquece de dar o crédito ao autor, então ela se complica, porque aí se configura o plágio".

 Viu só? Então, é bom ficar esperta!


Fonte: minha revista atrevidinha

0 recadinhos:

Sobre o blog

Minha foto
Nesse blog tem muitas postagens que vocês vão amar!! Além disso tem: Horóscopo; Moda; Beleza; Testes; Pets; Dicas; Ídolos; e muito mais... Espero que gostem!!!

Seguidores

Obs.:

Nem todas as postagens estão selecionadas no sumário. Se quiser visualizá-las:

* Veja no arquivo - blog archive- as datas e anos (selecione o que você quer e veja os antigos)
* Clique em postagens mais antigas e veja as anteriores, as que não aparecem na primeira página.

Esse blog foi feito pra você, curta muiiito!! ♥

Equipe REVISTA TEEN

Arquivo do blog

Marcadores!

Alimentação (15) arte (19) Beleza (151) Brinquedo (1) Cabelo (57) Culinária (54) Curiosidades (53) Dinheiro (7) Diversão (117) Ecologia (18) Escola (24) esô (7) ESPECIAIS (24) Esporte (11) Etiqueta (6) Famosos (177) Filme (30) Horóscopo (3) Maquiagem (67) Meu pet (28) Moda (84) Música (9) novidades (25) Novidades do blog REVISTA TEEN (22) O Boticário (6) Perfume (9) Teste (7) Unhas (39) Vídeo (69)

Gmail

Gmail
Agora o blog tem gmail ! revista.teen3@gmail.com Mande dicas, informações, sugestões, dúvidas, críticas e o que você quiser !!!!

Deixe seu recado

Selo

Selo
Ganhei do blog suuuper fofo Milk Shake da Pipoquinha!! Amo ler ele também!!

Terceiro lugar no concurso MSP

Terceiro lugar no concurso MSP
Muito muito muito obrigada a todos que votaram no blog!!

Parceiro:Fini

Parceiro:Foroni

Parceiro:Top Beauty

Postagens populares

Visitas

Cópia é crime! Criatividade faz bem a saúde... pense nisso. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...