terça-feira, julho 13

Como controlar o dinheiro

Árvore de Dinheiro



Aprender a controlar as compras e o dinheiro é bacana pro futuro e pode garantir uma graninha a mais na hora que precisar

Quem nunca ouviu o pai, a mãe, o avô ou a tia dizer a frase: "menina, dinheiro não dá em árvore" ? Pois é, seria bom demais colher dinheiro quando precisasse e ninguém teria de se preocupar com isso. Sem falar que, com certeza, seria melhor do que árvore de jaca, por exemplo, né?! Só que, infelizmente, não existe essa árvore e, pra garantir o dinheirinho e o conforto da família, alguém precisa dar um duro danado. Por isso, é importante valorizar a mesada, aquele presentinho ou até mesmo o computador, a televisão e o DVD que todo mundo usa.


Nem sempre a gente vai ter dinheiro sobrando pra comprar e fazer tudo que tem vontade, então aprender a gastar direito e guardar um pouquinho todo dia são lições que toda menina esperta deve saber.


Para começar, se não tem mesada, converse com seus pais pra ganhar uma quantia toda semana, assim não terá de pedir o tempo todo. Explique que, dessa maneira, você poderá se planejar e garantir que o dinheiro não falte justamente quando você quer ver aquele filme bacana, ou se está morrendo de vontade de comprar um chocolate ou um caderno lin-do com a foto dos Jonas Brothers.

Rico dinheirinho

Antonio de Julio é instrutor do MoneyFit, um programa que fizeram só pra ensinar as pessoas a gastarem bem o dinheiro. Ele dá uma boa dica pra mesada não acabar antes do tempo: "A conta é simples, se você ganha uma quantia por semana, é só dividir o valor por sete e ver quanto tem pra gastar cada dia da semana. Aí, se você gastar mais em um dia, tenta economizar no próximo. E se sobrar no outro, pode gastar um pouquinho mais no seguinte. Ou então, ir guardando um pouco por dia pra garantir um cinema no final de semana ou comprar uma coisa bacana".

Assim, a grana vai dar. Também vai ser mais fácil negociar um extra com os pais ou até um aumento, se eles perceberem que você está valorizando o dinheirinho e as coisas que eles te dão.

Pense bem antes de gastar

Agora, se você caiu em tentação e gastou a mesada toda de uma vez, não entre em pânico. Aguente firme que o próximo domingo tá aí e semana que vem tem mesada de novo. É normal ter um pouco de dificuldade pra controlar o dinheiro, mas com o tempo você vai pegando o jeito. Anotar os gastos pode ser uma boa pra ver onde dá pra economizar um pouco mais. Também é bom lembrar que a gente nem sempre precisa comprar tudo de uma vez.

Antes de adquirir uma coisa, vale pensar se você realmente precisa daquilo. Se quiser muito, tem de pensar bem se vai usar de verdade. E também se não vai gastar muito numa coisa só e ficar sem depois. Pensar bem antes de gastar é sempre o melhor caminho!

Cada coisa tem o seu valor

Conservar bem tudo que tem também é importante. É bom pra você, que vai ter aquilo por mais tempo - seja um computador, uma revista, um caderno, um celular... Também é bom pros seus pais, que ralam todo dia no trabalho pra poder comprar esses utensílios para você. Desse jeito, eles terão mais confiança na hora que você precisar pedir algo novo.

Além de tudo isso, tem mais alguém que agradece: o planeta.

Imagina se todo mundo comprar um montão de coisas de uma só vez? Ou se todo mundo tiver um montão de coisa que não usa ou se estragarem tudo o que têm? Pra onde vai todo esse lixo? Sem contar que, para produzir todas as coisas que você consome, se gasta muuuita energia, o que libera gases malvados no ar, poluindo cada vez mais o meio ambiente e produzindo muito lixo que contamina a terra.

Se todo mundo economizar um pouquinho, já dá um bom alívio pro planeta, como explica a especialista em educação financeira, Cássia D'Aquino: "Uma pessoa bemeducada em relação ao dinheiro não é aquela que economiza o tempo inteiro ou gasta tudo, mas aquela que tem consciência dos seus atos. A maneira como a gente usa o dinheiro não reflete só em mim, mas num monte de gente". Fica a dica!

Dinheiro e diversão

Ficou com vontade de aprender a controlar os gastos e o dinheiro? Então, vale dar uma navegada no site da Turma da Bolsa. O portal dessa galera tem seis personagens e muitos jogos bacanas. Além de ser útil, é pra lá de divertido. No site você pode criar seu próprio avatar e tentar ganhar o máximo de dinheiro que conseguir.

Outra parte superlegal do site são os vídeos da dupla "O Porco e o Magro" e suas aventuras para controlar a mesada no dia a dia. Isso porque o Porco sabe guardar o que ganha, enquanto o Magro se atrapalha todo. Dá um clique lá:

www.turmadabolsa.com.br

5 recadinhos:

CamilaY disse...

ainda que eu consigo guardar meu dinheiro,e tentar economizar um pouco o que não é nada fácil!

Evelyn Carolina disse...

é dificil mesmo, agora que ganhei 100 reais, já tenho planos. guardar uma parte, cortar o cabelo, fazer as unhas talvz, ...

JustBelieve disse...

interessante! tem mais algumas dicas (realmente MUITO BOAS) num livro que eu estou lendo... se chama operação pão de queijo (não lembro o nome do autor), mas este livro é ótimo para adultos, e, no caso, crianças que realmente querem se organizar e se dar melhor com o dinheiro... segui todas as dicas e consegui um aumento de mesada...

Anônimo disse...

Oi pessoal,tudo bem com vocês meu nome é Jenifer agora que fui ver esse blog.Eu tenho 13 anos mais eu ja penso no futuro. mais só que todo mundo e eu sei que dinheiro na mão é vendaval,mas nem tudo é assim e quando eu crescer quero trabalhar por conta própria por que e difícil trabalhar pro outros.Eu vou trabalhar de consultora de modas é muito legal quero ter minha empresa,guardar o dinheiro na poupança não gasta pesse no futuro.tchau pessoal beijos espero que guarder

Anônimo disse...

Oi pessoal,tudo bem com vocês meu nome é Jenifer agora que fui ver esse blog.Eu tenho 13 anos mais eu ja penso no futuro. mais só que todo mundo e eu sei que dinheiro na mão é vendaval,mas nem tudo é assim e quando eu crescer quero trabalhar por conta própria por que e difícil trabalhar pro outros.Eu vou trabalhar de consultora de modas é muito legal quero ter minha empresa,guardar o dinheiro na poupança não gasta pesse no futuro.tchau pessoal beijos espero que guarder

Sobre o blog

Minha foto
Nesse blog tem muitas postagens que vocês vão amar!! Além disso tem: Horóscopo; Moda; Beleza; Testes; Pets; Dicas; Ídolos; e muito mais... Espero que gostem!!!

Seguidores

Obs.:

Nem todas as postagens estão selecionadas no sumário. Se quiser visualizá-las:

* Veja no arquivo - blog archive- as datas e anos (selecione o que você quer e veja os antigos)
* Clique em postagens mais antigas e veja as anteriores, as que não aparecem na primeira página.

Esse blog foi feito pra você, curta muiiito!! ♥

Equipe REVISTA TEEN

Arquivo do blog

Marcadores!

Alimentação (15) arte (19) Beleza (151) Brinquedo (1) Cabelo (57) Culinária (54) Curiosidades (53) Dinheiro (7) Diversão (117) Ecologia (18) Escola (24) esô (7) ESPECIAIS (24) Esporte (11) Etiqueta (6) Famosos (177) Filme (30) Horóscopo (3) Maquiagem (67) Meu pet (28) Moda (84) Música (9) novidades (25) Novidades do blog REVISTA TEEN (22) O Boticário (6) Perfume (9) Teste (7) Unhas (39) Vídeo (69)

Gmail

Gmail
Agora o blog tem gmail ! revista.teen3@gmail.com Mande dicas, informações, sugestões, dúvidas, críticas e o que você quiser !!!!

Deixe seu recado

Selo

Selo
Ganhei do blog suuuper fofo Milk Shake da Pipoquinha!! Amo ler ele também!!

Terceiro lugar no concurso MSP

Terceiro lugar no concurso MSP
Muito muito muito obrigada a todos que votaram no blog!!

Parceiro:Fini

Parceiro:Foroni

Parceiro:Top Beauty

Postagens populares

Visitas

Cópia é crime! Criatividade faz bem a saúde... pense nisso. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...